Business Process Outsourcing: sua empresa está pronta para ele?

O dia a dia de toda empresa depende de uma série de processos e atividades que não fazem parte do foco do negócio. No entanto, são justamente eles que dão o suporte necessário para que a empresa tenha um bom funcionamento.

Atividades envolvendo a contabilidade, tecnologia da informação, gerenciamento de impressões e a guarda de documentos são apenas alguns dos exemplos que acabam consumindo recursos, tempo e produtividade das empresas e que, quando mal gerenciadas, podem se transformar em um grande problema.

Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é preciso que as empresas invistam na melhoria constante de seus produtos e serviços, além de buscar estratégias para o aumento de vendas e inovação. Negócios que não estão focados em desenvolver o chamado “core business” acabam perdendo oportunidades, clientes e até espaço no mercado.

O desafio das empresas nesse contexto não é simples. Afinal, é preciso cuidar das atividades principais do negócio, sem descuidar das atividades e processos que dão suporte ao funcionamento da empresa. Para solucionar essa questão, o Business Process Outsourcing (BPO), ou a terceirização dos processos de negócios, vem sendo a estratégia mais utilizada no mundo corporativo. Se você ainda não conhece o BPO e não sabe como ele pode otimizar o dia a dia da sua empresa, continue acompanhando nosso post!

O que é o BPO?

O Business Process Outsourcing surgiu para suprir uma necessidade das empresas que cada vez mais precisam estar focadas no core business. Esse procedimento nada mais é do que a execução de rotinas operacionais por uma equipe terceirizada, através de ferramentas estratégicas que oferecem soluções sob medida. Através do BPO a empresa pode delegar para profissionais especializados seus processos secundários, permitindo que eles sejam realizados com excelência, beneficiando o desempenho da empresa como um todo.

Benefícios

O BPO promove uma série de benefícios para empresas dos mais variados segmentos. O principal, certamente, é permitir que a empresa atue de forma focada no desenvolvimento de seu core business. Porém, essa não é a única vantagem de se terceirizar os processos de suporte de uma empresa. Com o BPO é possível otimizar os processos internos, melhorar a produtividade, poupar recursos, reduzir gastos com a folha de pagamentos, promover agilidade e melhoria do desempenho, além de reduzir a ocorrência de erros.

Boa parte das empresas que opta por terceirizar seus processos secundários acaba melhorando de forma gradativa, ganhando qualidade nas atividades administrativas e lucratividade. Não por outra razão, o BPO já se transformou em uma tendência e vem sendo cada dia mais adotado por diferentes tipos de negócio.

O BPO e a guarda de documentos

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a guarda de documentos não é apenas a locação de um espaço para armazenar caixas contendo o arquivo de uma empresa.

Também faz parte da guarda de documentos terceirizar o gerenciamento e a organização, permitindo que todas as informações necessárias fiquem disponíveis para a empresa de acordo com as suas demandas internas. Como já explicamos aqui, o full service storage é um dos serviços que integra a guarda e pode ser uma excelente forma de organizar toda documentação da empresa de forma prática, customizada e eficiente, reduzindo custos e problemas decorrentes desse tipo de atividade, como a questão da segurança, por exemplo.

A guarda de documentos, além de ser uma modalidade de BPO, é uma solução não apenas para as grandes empresas, mas também para pequenas e médias, que muitas vezes não contam com recursos para contratar um profissional especializado.

Esse tipo de solução vem evitando perdas de documentos importantes, além de facilitar o dia a dia dos setores administrativos, poupando o espaço físico e recursos importantes. Para quem pretende facilitar o dia a dia, guardar os documentos representa um excelente custo benefício. E, então, sua empresa está preparada para o BPO?

Você já conhecia o BPO? Já pensou em realizar a guarda dos seus documentos com uma empresa especializada. Clique aqui e saiba mais!