Como a Lei de Proteção de Dados vai repercutir na sua empresa?

Você já deve ter se perguntado: como tal operadora de telefonia conseguiu meu contato? Ou ainda: como tal companhia encontrou meu e-mail? É justamente para preservar os dados pessoais e garantir a privacidade que foi criada a Lei de Proteção de Dados.
A nova legislação leva o número 13.709  foi aprovada em agosto de 2018 no Brasil pelo então presidente Michel Temer. A Lei de Proteção de Dados entrará em vigor em fevereiro de 2020. Confira aqui o teor da lei. 
Mas você pode estar se questionando: o que a minha empresa tem a ver com a nova lei?
A partir do momento em que sua empresa tem uma listagem de clientes, com nome, e-mail, documentos pessoais e outras informações mais específicas, como uma doença ou a opção sexual, você tem em mãos os famosos dados.
Portanto seu empreendimento deve criar mecanismos para proteger esses dados, evitando assim ataques cibernéticos que possam expor essas informações.
Além disso, as informações do cadastro não podem, em nenhuma hipótese, ser repassadas ou vendidas a outras empresas. Todos nós sabemos que há empresas especializadas na venda de dados de pessoas físicas, o que é combatido pela nova legislação.
É interessante ainda acrescentar que a Lei de Proteção de Dados não atinge somente as empresas privadas, mas também as públicas. Sendo assim, bancos públicos, autarquias, concessionárias de serviços como luz e água, devem preservar os dados dos seus clientes.
O que você precisa saber é que caso os cadastros em seu poder sejam vazados a outras empresas ou na internet, sua empresa corre o risco de ser multada e processada.
A Lei de Proteção de Dados prevê ação de responsabilidade civil, administrativa e criminal. O valor da multa chega a 2% do faturamento, desde que não ultrapasse R$ 50 milhões por infração.
Como você pôde perceber, a multa é bastante salgada. Mas além da multa, existe ainda a imagem da sua empresa, que ficará arranhada com a repercussão da infração.
Portanto, todo cuidado é pouco. Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o blog da Boomerang File e conheça mais sobre a nossa empresa.