Como eliminar documentos da forma correta?

Devido às regras da temporalidade, ou seja, o prazo legal de guarda de documentos, o volume de documentos tende a aumentar ano a ano. É por isso que muitas empresas têm estratégias de terceirização de gestão de documentos. Mas e na hora de eliminar documentos? Como proceder de forma segura e sem prejudicar o meio ambiente?
Se esta é a sua preocupação com relação aos documentos da sua empresa, acompanhe a leitura deste post até o final. É por isso que o nosso blog traz hoje dicas de como fazer o descarte correto.
Você sabia que há empresas no mercado que trabalham com a guarda e gestão de documentos? É importante notar que algumas dessas empresas realizam o descarte como uma forma de agregar valor aos seus serviços.
Em suma, a forma mais segura e ecologicamente correta de eliminar documentos é através da contratação de uma empresa especializada na guarda e gestão documental.
Mas uma solução caseira é o uso do triturador de papel, instrumento comum em qualquer escritório.
Não descarte no lixo comum
Em casa ou no trabalho, não descarte os documentos antigos no lixo comum. Afinal de contas, eles podem conter dados pessoais como RG, CPF e endereço que podem ser utilizados de forma incorreta por golpistas. Aliás, com tantos golpes na praça é bom se precaver.
Outro método incorreto para eliminar documentos é a incineração caseira. Portanto, aproveitar aquele terreno baldio ao lado da firma, juntar todos os documentos e queimá-los não é uma boa saída. Leia mais.
Além do risco da aplicação de multas pelos órgãos ambientais, a fumaça liberada na queima do papel contém poluentes que comprometem ainda mais a qualidade do ar e causam problemas respiratórios. Sem falar no risco de as chamas se espalharem.
Devem-se respeitar as regras de temporalidade
Em média, os documentos devem ser guardados por cinco anos. É o caso de recibos, contas de concessionárias de água e luz, além de telefone e internet.
A guarda desses documentos, de forma ordenada, é necessária para resguardar a empresa de eventuais cobranças inadequadas e ações judiciais. Saiba mais acessando.
Para concluir, precisamos evidenciar que não é possível se isentar da guarda de documentos. Mas é possível descartá-los da forma correta. A Boomerang File tem expertise na gestão documental. Se você deseja conhecer mais sobre nossos serviços, acesse agora mesmo a página.