É possível eliminar o uso de papel nos escritórios?

O papel é um dos vilões da natureza. Mas a maioria das pessoas pensa apenas nos danos causados pelo plástico. Principalmente ao ver imagens de tartarugas e pássaros presos às sacolas. Porém, o papel também danifica a natureza. Por isso, uma reflexão que se faz necessária é: é possível eliminar o uso de papel nos escritórios?
Calcula-se que 50% dos resíduos gerados num escritório sejam formados por papéis. São autorizações, anotações, fotocópias, resumos, formulários, entre outros.
No entanto, um meio de ajudar a eliminar o uso de papel nos escritórios é a digitalização, seja ela de documentos ou de papéis de procedimentos internos, representada no envio de comunicados online, por exemplo.
Entretanto, embora a digitalização de documentos seja algo já familiarizado na maioria das empresas, ainda existe a cultura do papel, comprometendo assim a fauna e a flora de muitas regiões do planeta.
Embora o papel utilizado nos departamentos das empresas venha de áreas reflorestadas, ainda são altos os índices de desmatamento da mata nativa, especialmente na região Norte do Brasil.
Por isso, além de colocar a digitalização como uma prioridade na maioria dos escritórios, é sobretudo importante pensar em saídas para evitar o uso excessivo de papel nos escritórios .
Nesse sentido, acompanhe algumas dicas:
– desinstale a impressora, assim evita-se a tentação de fazer fotocópias;
– se não puder evitar a fotocópia, prefira a impressão frente e verso, bem como o papel reciclado;
– utilize ferramentas, como o Google Drive, para o envio de arquivos à equipe e evite o pedido de assinaturas físicas;
– se o motivo da impressão for a comparação de documentos, habitue-se a usar um segundo monitor para fazer a checagem nas telas;
– monitore o número de impressões e o motivo do uso por parte dos funcionários, além de comunicar o balanço mensalmente à equipe;
terceirize a gestão de documentos usando o serviço de digitalização de papeis.
Em resumo, todas essas medidas vão auxiliar na redução do uso de papel nos escritórios. Afinal, além de ter uma bancada de trabalho mais limpa e organizada, você e sua empresa estarão contribuindo com a natureza, pois papel e papelão demoram seis meses para se decomporem no meio ambiente.
E, agora, uma dica: a Boomerang File é especializada na guarda e gestão de documentos das empresas. Entre seus serviços está a transformação de acervo físico em digital. Converse com um atendente acessando este link .