Gestão de Documentos na Área da Saúde

A saúde é uma das áreas que requer mais organização e controle quando o assunto é documento, isso porque todas as informações desses documentos são importantes e tem uma proteção ética por trás.

Assim, toda clínica e hospital precisam de agilidade na hora de buscar por esses documentos, além de saber os meios de como guarda-los. O Conselho Federal de Medicina prevê que os prontuários em papel devem ser guardados por no mínimo 20 anos, já os prontuários eletrônicos devem ser guardados permanentemente.

Ou seja, estamos lidando com uma questão bem séria e que exige determinados cuidados na hora do armazenamento e da recuperação.

A gestão de documentos

Com a chegada da tecnologia muita coisa mudou na forma de trabalho, e isso também inclui a área da saúde, os documentos podem ser todos atualizados e arquivados através de sistemas, assim poupando papel e economizando espaço.

Outra forma que a tecnologia ajudou a área da saúde foi através da digitalização de documentos, graças a isso diversos setores de hospitais conseguem buscar com maior qualidade e agilidade as informações dos pacientes. Assim através da internet até os convênios médicos conseguem ter acesso aquela informação, por exemplo.

Nesse caso é preciso ter alguns cuidados já que mais uma vez devemos ressaltar que estamos lidando com documentos confidenciais, por isso ao realizar a digitalização é muito importante estar atento aos dados do paciente, atualmente a mistura da tecnologia com a questão do sigilo dos documentos tem sido algo que gera preocupação dentro da área médica no geral.

Como a tecnologia avança de forma muito rápida a fim de atender as nossas necessidades todos os dias têm surgido diversos serviços voltados para a área da saúde, para que o armazenamento e as informações possam ser rapidamente acessadas e protegidas.

Por isso a gestão de documentos na área da saúde por meio eletrônico já é uma realidade, e está devidamente estabelecida dentro das leis federais. Esse arquivamento tem como objetivo registrar o prontuário e todas as informações dos pacientes, como citamos anteriormente diminuindo papéis e espaço.
Softwares que podem auxiliar na gestão de documentos na área da saúde.
Conheça agora algumas ferramentas de gestão eletrônica que o seu hospital / consultório pode adotar para o armazenamento de registros de forma ética e prática.
Software GED
GED significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos e é um software que vai auxiliar na gestão tanto dos arquivos impressos quanto dos arquivos digitais. Além disso, é possível também armazenar eletronicamente os registros e disponibilizar na web por meio de uma rede segura.

Gestão de documentos na área da saúde
– Menor circulação dos documentos entre pessoas e locais físicos;
– Redução de mão de obra, otimizando os custos;
– Armazenamento mais seguro e protegido;
– Acesso instantâneo através de computadores ou dispositivos móveis.
Lembrando que há empresas especializadas em organizar e otimizar todos os arquivos que estão em papéis, tanto digitais quanto manuscritos.

Se você gostou de saber mais sobre a gestão de documentos na área da saúde continue em nosso site e leia mais artigos!