Gestão Documental e a Auditoria Empresarial

Auditoria é a análise minuciosa de todos os processos e atividades de uma empresa. O objetivo é conferir se está tudo de acordo com o planejado. Pode ser classificado como auditoria externa ou interna.
A auditoria interna é feita por um membro da equipe que pode ter a função de auditor ou ser designado a isso. A auditoria externa é feita por uma empresa ou profissional independente, contratado para um projeto específico.
A auditória tem o papel de minimizar os riscos pois, sempre há erros cometidos em algum processo, que poderão ser corrigidos através da auditoria.
A área contábil e fiscal são as mais impactadas no que diz respeito a erros pois, as multas por não recolhimento de tributos ou atrasos podem gerar prejuízos a instituição.
Ao contrário do que muitos pensam, a auditória não serve apenas para apontar problemas. Ela pode ser utilizada como estratégia e uma base de crescimento, ou instrumento para mudanças positivas!
É importante utilizar a ferramenta de auditoria com frequência e não apenas em situações críticas. Visando a evolução contínua da empresa.
Para que a auditoria seja um sucesso é preciso ter nas mãos todas as informações, documentos e demais registros. O auditor apresenta os resultados e pontua possíveis correções. A gestão de documentos é um forte aliado no bom desempenho da auditoria.