Intensifique a Segurança da Informação

Com o aumento da troca de informações digitais e o uso massivo da internet para comunicação e mesmo de armazenamento às empresas passaram a precisar de um novo formato de segurança para garantir que as informações importantes vão ser mantidas longe das mãos de terceiros.

Hoje vamos falar sobre como funciona a segurança da informação, quais são os métodos e meios mais eficazes para manter uma empresa segura mesmo quando todos os dados importantes estão armazenados em formato digital e sendo mantidos na rede além de dar dicas de como proceder para criar o seu próprio sistema de segurança da informação na sua empresa.

Antivírus
A primeira linha de defesa para a segurança da informação, um antivírus é um programa que foi criado especificamente para detectar qualquer arquivo malicioso que possa tentar infectar sua máquina, a maior parte dos vírus não estão lá para tentar roubar suas informações, mas sim para apenas roubar o seu poder de processamento.

Existem vírus que vão utilizar sua máquina e sua conexão para fazerem alguma ação que vai beneficiar o criador sem necessariamente fazer algo com seus dados, ainda assim existem vírus que podem roubar seus dados e utilizar de forma a te prejudicar.

É aconselhavel a utilização de antivirús pago pois oferecem maior segurança que as versões gratuitas.

Firewalls
Os firewalls funcionam de uma maneira similar ao antivírus, porém a função do firewall é proteger diretamente a sua rede contra ataques propositais que possam vir de fora e que sejam criados especificamente para entrar na sua rede e caçar dados específicos como senhas e dados bancários.

Por isso os firewalls são utilizados para deter programas mais sofisticados e muitas vezes pessoas de verdade que estão ativamente tentando entrar no seu sistema em busca de algo específico.

Controle de acesso
Defina níveis de acesso para que cada pessoa apenas tenha acesso aos dados que for utilizar no trabalho e nada, além disso, assim você impede que algo importante acabe sendo divulgado ou perdido por esquecimento, distração ou sabotagem.

Existem dezenas de programas que vão te ajudar a controlar o acesso aos seus dados, você vai poder configurar de forma individual o que você deseja que cada usuário possa ver ou alterar e sempre que uma dessas ações for feita você vai poder ver em um relatório, é super seguro e prático.

Treinamento de pessoal
O treinamento de pessoal dará a sua equipe noção dos riscos que a empresa corre no caso de dados se perderem ou vazarem.

Esse treinamento é normalmente oferecido em palestras e cursos rápidos e fazem um grande efeito cobrindo desde os detalhes mais simples como explicar para sua equipe que às senhas não devem ser compartilhadas como situações mais improváveis como discutir sobre documentos e sobre os métodos de segurança da empresa com terceiros.
Além de treinamento técnico para ensinar como utilizar corretamente cada ferramenta a disposição da equipe,  de modo a ter o melhor aproveitamento de tempo e produtividade.