O que é e como funciona a certificação digital?

Na era da informação, a praticidade e a agilidade vêm em primeiro lugar. É justamente por isso que a certificação digital veio para resolver o problema de muitas empresas e pessoas físicas na hora de comprovar sua identidade de forma rápida e sem burocracia. A certificação digital tem sido cada vez mais utilizada.
Porém para você que já ouviu falar, mas não conhece muito bem a certificação digital, este artigo vai lhe ajudar. Leia mais em https://boomerangfile.com.br/blog/por-que-aderir-a-certificacao-digital/.
O certificado digital é um documento eletrônico. Ele serve para comprovar a identidade nas transações online de forma segura e precisa. Além da agilidade, o processo garante autenticidade e proteção dos dados.
Como veremos adiante, a certificação digital pode ser física (cartão ou pen drive) ou online, inserida no software.
Dessa forma entre as informações constantes de uma certificação digital estão:
Nome
E-mail
CPF
CNPJ
PIS
Se você, como empresa ou pessoa física, deseja emitir o certificado digital você gera duas chaves criptográficas, sendo uma delas uma chave pública e outra privada.
Todo o procedimento é feito pela entidade certificadora. O responsável pela empresa ou a própria pessoa física vai até a entidade para confirmar os dados constantes no certificado e assinar a documentação.
Desse modo a certificação digital pode ser usada em compras, contratos, gestão de documentos, entre outros fins.
E para quem pensa que o processo é recente no Brasil está enganado, pois as regras já foram definidas em 2001 pela Medida Provisória 2.200.
Já na criação, foram definidos dois tipos de certificados no Brasil:
Certificado A 1: gerado em software, é requisitada diretamente pelo sistema quando da emissão de nota fiscal. Tem validade de um ano.
Certificado A 3: gerado em forma de token ou cartão, pode ser transportado de um lugar para outro. A validade é de até três anos.
Em resumo, a certificação digital veio para facilitar as transações online das empresas de forma segura.
Se você gostou deste artigo e deseja obter mais informações sobre gestão de documentos, continue acompanhando o blog da Boomerang File , empresa especializada na gestão e guarda de documentos.