Para que serve a microfilmagem?

Com o alto volume de documentos gerados nas empresas, a microfilmagem se apresenta como um dos métodos para armazenagem segura e eficiente do ponto de vista de redução de espaço.
Ela serve para substituir documentos em papel e possibilitar uma rápida localização através da digitalização – processo que ocorre após a microfilmagem.
Portanto há duas grandes vantagens no método:
a microfilmagem pode ser convertida em arquivo digital;
tem amparo legal, permitindo o reconhecimento da autenticidade.
Para conhecer mais detalhes sobre a microfilmagem, acompanhe a leitura deste post.
O que é microfilmagem?

A microfilmagem consiste na fotografia de um documento a ser arquivado. O microfilme em si é uma mídia analógica. O mais utilizado é o rolo de filme de 16 milímetros em preto e branco.
O mais interessante é que o processo é fundamentado pela legislação brasileira. Desde 1968 está em vigor no Brasil a Lei 5.433 que reconhece a autenticidade dos documentos microfilmados.
Com isso, os documentos originais em papel podem ser descartados. Embora muitas empresas prefiram manter os papéis armazenados por motivo de segurança extra.
O microfilme é um material duradouro. Se forem tomados todos os cuidados no seu armazenamento, estima-se que as informações possam ser preservadas por até 500 anos.
Uma das vantagens desse processo é que se diminui o volume de documentos acumulados nas empresas e se aumenta a segurança.
Os rolos podem ficar abrigados em local protegido, enquanto que as imagens são digitalizadas para agilizar as buscas e reforçar a segurança dos dados.
O processo de digitalização que acompanha a microfilmagem é um tanto complexo e pode ser terceirizado. A Boomerang File é uma empresa especializada em guarda e gestão de documentos. Entre os serviços oferecidos estão o de digitalização.
Uma vez digitalizados, os documentos passam a contar com o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que também é utilizado pela Boomerang File.
Para ter mais detalhes do processo e fazer um orçamento sem compromisso, entre em contato com os nossos consultores.