Por quanto tempo guardar documentos trabalhistas?

Você já parou para pensar na montanha de papéis que sua empresa pode gerar em 10 anos? Apesar de a papelada ter diminuído muito nos últimos anos devido ao avanço dos documentos digitalizados, ainda é muito alto o número de documentos a serem armazenados. Nesse sentido, os documentos trabalhistas têm um destaque especial.
Você sabe, por exemplo, por quanto tempo deve guardar um atestado médico de um funcionário? Ou um comprovante de depósito de FGTS (para saber mais, acesse) ?
Pois saiba que o armazenamento correto pode livrar sua empresa de dores de cabeça futuras com possíveis ações trabalhistas. Afinal de contas, os documentos são provas materiais de que sua empresa está quite com um antigo funcionário.
Portanto, se para você esse assunto é importante, continue lendo este post até o final que traremos algumas informações valiosas de prazos de guarda de documentos trabalhistas. E para saber mais sobre temporalidade de documentos clique aqui .
Confira alguns dos principais prazos aqui
Separamos aqui alguns dos principais prazos da guarda de documentos trabalhistas e previdenciários para efeitos de composição de eventuais processos judiciais. Porém, há outros também importantes. Por isso, é interessante que você consulte seu contador ou advogado. Siga:
Aviso prévio: 2 anos
Pedido de demissão: 2 anos
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho: 2 anos
Adiantamento salarial: 5 anos
Atestados médicos: 5 anos
Processo eleitoral da CIPA: 5 anos
Férias (recibos de pagamento e gozo): 5 anos
Salário (depósitos bancários): 5 anos
Folha de pagamento: 10 anos
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP): 20 anos
FGTS (depósitos): 30 anos
Livro de Inspeção do Trabalho: Indeterminado
Contrato de trabalho: Indeterminado
Imagine uma empresa com mais de 10 colaboradores, por exemplo, tendo que fazer a gestão dos documentos trabalhistas gerados ao longo de 5, 10, 20 e 30 anos?
Imaginou? Com certeza, é um volume considerável de papéis. Por isso, o mais prudente é contratar um funcionário exclusivo para esta função, bem como destinar um espaço seguro dentro da empresa apenas para a guarda de documentos. Ou então terceirizar o serviço, que é a principal tendência das empresas.
Em resumo, a Boomerang File é uma empresa especializada na guarda de documentos em geral, para empresas e profissionais liberais, como médicos e advogados. Para conhecer melhor nossa empresa, clique no link  e continue acompanhando as dicas do nosso blog.