Veja 3 dicas simples para gerir documentos nos pequenos negócios

Pequenas empresas, grandes trabalhos. Não é mesmo? Com menos funcionários, os pequenos empreendimentos têm que dividir as atenções entre o atendimento ao cliente e as tarefas internas do dia a dia. Entre essas tarefas estão gerir documentos.
Leia neste post como fazer a gestão inteligente de documentos, sem perder tempo nem dinheiro.
Mas inicialmente vamos falar um pouco sobre os pequenos negócios. Atendendo no B2B ou no B2C, essas empresas formam a maioria dos empreendimentos do Brasil.

99% dos empreendimentos são MPE
Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) demonstrou que 99% das 6,4 milhões de empresas brasileiras são consideradas MPE (micro e pequenas empresas).
Um dado interessante é que os pequenos negócios foram responsáveis por 95% dos empregos formais criados em julho de 2019, conforme um levantamento do Sebrae . Ou seja, os pequenos empresários contrataram 41,5 mil pessoas neste período.
Embora o percentual seja considerável, uma característica marcante dos pequenos negócios é o número reduzido de funcionários por setor.
Quem não conhece um “Severino” que é o famoso “faz tudo” na empresa, responsável por controlar o setor de compras, de vendas, de RH e o que mais for possível. Aliás, nesta listagem de tarefas está a guarda e e a gestão de documentos .

Terceirização é nova tendência
Por isso, é importante que hajam processos bem definidos para que a empresa alcance resultados e reduza o retrabalho. Nesse sentido, seguem três dicas importantes para a gestão de pequenos negócios:
1- Destinar algumas horas na semana para classificar e organizar o arquivo de documentos. Muitas vezes, há tarefas mais urgentes, fazendo com que a guarda de documentos importantes fique em segundo plano. Mas é essencial separar algumas horas na semana para focar as energias no arquivo, seja ele físico ou digital.
2- Digilitalizar documentos. O papel já está com os dias contados. A maioria dos documentos hoje pode ter uma versão digital. Porém é preciso dedicar a mesma atenção que os documentos impressos recebem.
3- Tercerizar a gestão documental. É uma opção cada vez mais adotada pelas empresas que buscam otimizar a gestão do tempo. Os documentos ficam armazenados e classificados de forma segura e profissional.
Para concluir, os pequenos negócios representam a maioria dos empreendimentos brasileiros, seja atendendo ao público em geral ou o ramo corporativo.
Nessa linha de pensamento, a Boomerang File é uma empresa voltada para soluções inteligentes e customizáveis na guarda e gestão de documentos.
Dessa forma, há planos econômicos que atendem empresas com faturamentos e portes menores.
Agora que você já sabe a importância da terceirização deste setor, conheça melhor a Boomerang File através do nosso site  e não deixe de entrar em contato se tiver alguma dúvida.