Veja quais são os documentos essenciais de uma empresa!

Quem está começando a empreender deve se preocupar com uma série de coisas: capital de giro, produto ou serviço, captação de clientes, locação de espaços físicos ou criação de sites, entre outras coisas. Mas um item que merece uma atenção especial são os documentos essenciais para a abertura de um negócio.
Leia este post e saiba mais sobre as principais exigências que devem ser cumpridas antes de abrir as portas do seu empreendimento.
É bom lembrar que muitos documentos essenciais irão depender do segmento de atuação.
Uma hidrelétrica, por exemplo, precisa de um documento chamado licenciamento ambiental.
Ao passo que uma empresa de cosméticos necessita de licenças aprovadas pela Anvisa, que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por isso logo após definir o CNAE, que significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas, você como empresário irá providenciar toda a documentação exigida para o exercício.
Porém um dos documentos essenciais para a vida de qualquer empresa, independentemente do porte e do faturamento, é o CNPJ, que quer dizer Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Sem ele, por sinal, não é possível emitir nota fiscal.
Veja agora outros documentos essenciais, que vão muito além do CNPJ:
Alvará (emitido por órgão municipal e atualizado de tempos em tempos);
Inscrição municipal e estadual;
Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que controla as atividades trabalhistas;
Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
Livros (entradas e saídas);
Guias (recolhimento do FGTS e INSS);
AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Conjunto de documentos deve estar à vista da fiscalização
Portanto estes são alguns dos documentos essenciais que devem ser apresentados mediante uma fiscalização municipal, estadual ou federal. Saiba mais sobre a prevenção de perdas clicando aqui https://boomerangfile.com.br/blog/evite-percas-de-documentos/.
É importante ressaltar que a ausência de alguns desses documentos essenciais pode provocar notificações e multas salgadas aos proprietários. Afinal de contas muitos desses registros garantem a qualidade dos processos e a segurança do estabelecimento.
Já pensou, por exemplo, se não houvesse a necessidade de comprovar as condições de higiene da cozinha de um restaurante?
Em resumo, os documentos essenciais podem até parecer demasiadamente burocráticos, porém, ajudam a qualificar a prestação de serviços e a venda de produtos no mercado.
Para você que reconhece a importância da guarda de documentos, a Boomerang File é uma empresa voltada à terceirização de gestão documental e pode te ajudar com diversas opções de serviços. Saiba mais visitando o site .