Você tem certeza que os documentos estão seguros na sua empresa?

Um bom gestor deve ficar de olho no funcionamento de todos os setores da sua empresa. Afinal, uma peça solta pode comprometer a operação de toda a engrenagem. E essa peça solta, muitas vezes, pode estar na guarda de documentos. Você consegue afirmar, ao certo, que eles estão seguros na sua empresa?

Existem basicamente dois fatores que comprometem a segurança dos arquivos. Veja quais são eles:

  • infraestrutura: consiste nas condições físicas da sala onde são guardadas as caixas de documentos;
  • acesso: diz respeito a quantas pessoas têm acesso livre às pastas, bem como o grau de confidencialidade dos papéis.

Nesse sentido, é interessante verificar as condições do espaço onde estão os arquivos. Procure verificar se há risco de infiltração, de alagamento, da presença de roedores ou traças.

Outro detalhe a ser observado é a quantidade de luz natural que entra na sala dos arquivos. O sol enfraquece o papel e desbota a tinta mais facilmente. A alta temperatura também fragiliza as fibras do papel.

Mas um cuidado especial deve ser tomado com relação ao acesso de funcionários ao local. Sua empresa monitora o local com câmeras? É possível saber quantas pessoas entram na sala onde estão os documentos?

Segurança

Por mais que se tratem de arquivos não confidenciais, eles merecem proteção. Afinal de contas, os documentos empresariais têm prazos de armazenamento estabelecidos em lei.

O seu extravio ou dano pode ocasionar problemas judiciais para a empresa, além de notificações dos órgãos de fiscalização, como o Ministério do Trabalho ou Vigilância Sanitária, dependendo do setor de atuação do seu negócio.

Por isso, muitas empresas adotam a terceirização da guarda de documentos. Sendo assim, as pastas ficam preservadas em galpões de empresas especializadas.

É o caso da Boomerang File. Possuímos depósitos com padrões de segurança da ABNT, com Sistema de Rádio Frequência (RFID) para garantir total rastreabilidade dos seus documentos.

Quer saber como funciona? Entre em contato conosco e obtenha mais informações.